PPP - Projeto Político Pedagógico


PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO


“A participação é um principio da democracia que necessita ser trabalhada, é algo que se aprende e se ensina. A escola será um lugar possível para essa aprendizagem, se promove a convivência democrática no seu cotidiano, pois aprende-se a participar, participando”.
(PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS)
APRESENTAÇÃO

Este projeto tem como objetivo oferecer meios facilitadores no processo de ensino aprendizagem do aluno, buscando através de uma metodologia dinâmica e participativa, transmitindo novos conhecimentos, para que estes possam contribuir na formação de cidadãos críticos, que sejam capazes de atuarem de forma conscientes e responsáveis perante a sociedade em que estão inseridos.
            O Projeto Político Pedagógico conduz à busca de uma sociedade crítica, participativa e atuante, onde a escola possa formar seus educandos para se tornarem cidadãos conscientes. Para tanto faz-se necessário conhecer e respeitar os direitos do educando, os quais estão contidos no Estatuto de Criança e do Adolescente e do Regimento Escolar.
            Vale salientar que este projeto foi criado de acordo com as diretrizes que regem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), levando em consideração não só a realidade da comunidade em que a escola está inserida, mas, sobretudo, o conhecimento prévio do educando, uma vez que o processo da aprendizagem é contínuo e dinâmico. A escola tem consciência dos desafios e obstáculos a enfrentar, particularmente no que diz respeito à ação curricular, que necessita do compromisso de todos que compõe a escola. Para tanto, faz-se necessário adotar uma metodologia adequada para o bom desenvolvimento e desempenho eficaz dos professores e, consequentemente, dos alunos. Sobre esse aspecto Freire (1996,p.23) afirma:

                                                  A possibilidade de admirar o  mundo implica estar não apenas nele,
                                                  Mas com ele; consiste  em   estar    aberto  no  mundo,   captá-lo e    
                                                  compreendê-lo[...].  Não  é  simplesmente   responder  a  estímulos,
                                                  porém algo mais responder a desafios. As respostas do homem aos
                                                  desafios do mundo, empregando-o com o seu   espírito, mas do que
                                                  um como fazer.     São que fazeres que  contém    inseparavelmente
                                                  ação e reflexão.                   


            Tal concepção consiste em proporcionar aos alunos um mundo melhor, mais fraterno e humano, como também um visão renovada, a qual possibilita ter em mente que ‘quem acredita sempre alcança’ e que tudo é possível quando acreditamos em nosso potencial de vencer. Vencer com coragem e determinação. Na concepção de Gusdorf (1970, p.17): “o ato de aprender e ensinar só ocorre em um ambiente de prazer, de sintonia dos dois sujeitos, educando e educador”.
            A postura do professor resulta da visão de mundo e do papel que as pessoas vêem nele e, ainda, da compreensão do processo de ensinar e aprender. O professor reflete em sala de aula na relação com o aluno, suas concepções e convicções. Há, pois, a necessidade de uma reflexão crítica da sua prática pedagógica e a compreensão de que a sua formação se faz de forma continuada.


II. PROPOSTA PEDAGÓGICA


A Proposta Pedagógica da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Maria Lucena Mascarenhas tem  uma proposta clara, baseada nos princípios de Seriedade, Competência, Consciência e Dedicação, que são vivenciados pelo aluno no dia-a-dia escolar.
Projetos pedagógicos consistentes e atualizados têm como fundamento desenvolver o senso crítico, a curiosidade, a criatividade, a solidariedade, o respeito, a responsabilidade e a expressão de idéias, respeitando, claro, cada faixa etária.
A escola acima citada, tem o dom de ajudar a melhorar a vida de cada um. E de melhorar o mundo para todos. Sabemos o quanto é delicada esta fase dos primeiros anos na história de cada pessoa. Guiar os primeiros passos de um bebê, aproveitar toda a energia de uma criança e ajudar a construir seu caráter são necessidades fundamentais na infância. Nesta fase da vida, brincar, viver e aprender são as mesmas coisas. E para que este crescer seja constante, o ambiente deve trabalhar todos os sentidos e ajudar na formação da personalidade.
A nossa proposta pedagógica inclui uma abordagem específica para cada faixa etária. No início do processo de aprendizagem, o mais importante é incentivar o gosto pelas descobertas. É essencial que este pequeno aluno aprenda a conhecer, a fazer, a ser e a viver. Essa abordagem é apoiada por material didático único, e trabalha diferentes tipos de linguagem: corporal, visual, oral e escrita. Ao mesmo tempo, as crianças são estimuladas a raciocinar, construir relações e socializar-se, iniciando seu ciclo de pessoa completa e preparada para a vida.
Nossa proposta pedagógica compreende que a criança é sujeito de sua aprendizagem, que na sua relação com o outro, é capaz de mudar o mundo. A   ação pedagógica é dinamizada constantemente pelas relações que se estabelecem na sala de aula e no escolar, pelo fazer cotidiano do professor. Nessa perspectiva trabalharemos com a Pedagogia de Projetos que está em consonância com os nossos objetivos. Nosso trabalho parte de um olhar diferenciado sobre a criança e sobre a nossa maneira de ensinar buscando incluí-la ao máximo no processo. Incluindo uma abordagem específica para cada faixa etária. No início do processo de aprendizagem, o mais importante é incentivar o gosto pelas descobertas. É essencial que este pequeno aluno aprenda a conhecer, a fazer, a ser e a viver.

               
1. A CRIANÇA
             A criança é nossa prioridade, a LDB (1996) e, sobretudo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil RCNI, MEC, (1999), diz com prioridade que “as crianças possuem uma natureza singular, que as caracterizam como seres que pensam o mundo de um jeito muito próprio. No processo de construção do conhecimento, estabelecem relações com as outras pessoas e com o meio em que vivem.   A Educação Infantil e Fundamental da Escola Mª Lucena Mascarenhas  tem como meta, contemplar a criança em sua totalidade, favorecendo a construção do seu conhecimento, respeitando às suas diferenças e às suas particularidades, cumprindo assim, duas funções indissociáveis a esta etapa: a do cuidar e do educar, propiciando assim o desenvolvimento da criança seus aspectos, físico, psicológico, cognitivo, cultural e social. 
 2. O TRABALHO COM PROJETOS
             Nossa proposta pedagógica compreende que a criança é sujeito de sua aprendizagem, que na sua relação com o outro, é capaz de mudar o mundo. A ação pedagógica é dinamizada constantemente pelas relações que se estabelecem na sala de aula e no escolar, pelo fazer cotidiano do professor. Nessa perspectiva trabalharemos com a Pedagogia de Projetos que está em consonância com os nossos objetivos. Nosso trabalho parte de um olhar diferenciado sobre a criança e sobre a nossa maneira de ensinar buscando incluí-la ao máximo no processo. 
 3. EIXOS NORTEADORES
             A Educação Infantil e o Ensino Fundamental é um espaço de inventividade, onde o educando pode criar e recriar. A música, proposta no referencial é considerada uma linguagem e forma de conhecimento, presente no cotidiano das crianças, buscam garantir um excelente meio para o desenvolvimento da expressão, da auto-estima e autoconhecimento, além de poderoso instrumento de integração social. O Ensino religioso pretende desenvolver a construção da identidade, a dimensão da transcendência, fundamentado nas relações de segurança, da proteção e do afeto.
 4. O PROFESSOR
             O professor não é mero espectador do caminho que a criança vai percorrendo, é o mediador do processo, que oportuniza desafios e conquistas das crianças, considerando cada estágio do desenvolvimento infantil. Para consistência e êxito do trabalho, reconhecemos a importância da leitura, da pesquisa e dos estudos, tendo em vista às constantes transformações no campo educacional. O professor, consciente de sua missão, desafia e problematiza situações de aprendizagem, estimulando, transformando e promovendo o conhecimento.
 5. AVALIAÇÃO
             A avaliação, de acordo com a LDB 9394/96 na seção II, art. 31, referente à Educação Infantil, far-se-á mediante o acompanhamento registro do seu desenvolvimento, sem objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental, assim sendo, a avaliação e um elemento indissociável do processo educativo. As observações e registros sistemáticos acontecerão diariamente, fazendo anotações em um caderno, onde registra livremente os novos acontecimentos, as conquistas e/ou avanços, suscitados pelas situações de sala. Cada criança ao final do ano letivo terá um portfólio, contendo os trabalhos mais significativos, contemplando o desenvolvimento da representação gráfica, as conquistas a nível lógico-matemático e dos conhecimentos de ciências naturais e sociais; construindo assim uma parte de sua história. Os demais trabalhados construídos em sala e em casa serão entregues bimestralmente aos pais.

MISSÃO
Possibilitar a todos os alunos uma aprendizagem satisfatória e um conhecimento prévio, no intuito de prepará-los para exercer a cidadania e qualificá-los para o mercado de trabalho. Para isso, valorizamos comportamentos de responsabilidades, trabalhando com a realidade em nossa vivência pedagógica, buscando cada vez mais, oferecer um padrão de ensino com eficácia e de excelente qualidade.

VISÃO
Ser reconhecida  como uma escola de referência, através do trabalho de construção de conhecimentos, contribuindo para o crescimento social da comunidade escolar, visando a participação ativa da sociedade, no processo de ensino   aprendizagem.

VALORES

 

   - Ética
   - Respeito à diversidade
   - Pluralismo de idéia
   - Inovação
   - Sabedoria

  V. PROPOSTA CURRICULAR

           Com relação a Proposta Curricular, a Escola de Ensino Infantil e Fundamental  Maria Lucena Mascarenhas, oferece `clientela as disciplinas,no  Ensino Infantil: Linguagem, matemática, ciências Naturais, Ciências Sociais, Arte e Educação. No Ensino fundamental: Português, Matemática, História, Geografia, ciências, Educação física, Artes e Religião.
 Procuramos  trabalhar com projetos sociais, objetivando a integração dos pais com mais intensidade ao convício escolar, dando assistência necessária a aprendizagem. Também orientamos os alunos em relação à importância da preservação do meio ambiente. Vale salientar que a escola tem por finalidade oferecer ao educando formação necessária ao desenvolvimento de potencialidades para a sua auto-realização, qualificando-o para o exercício crítico e consciente de cidadania.
           
3.1. Princípios e fins da educação (art. 3° - LDB )

            Os princípios e fins da Educação Nacional (LDB), no seu artigo 3º dizem que: o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I.Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III. Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV. Respeito à liberdade e apreço à tolerância;
V. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
VI. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
VII. Valorização do profissional da educação escolar;
VIII. Gestão democrática do ensino público, na forma desta lei e da legislação dos sistemas de ensino;
IX. Garantia de padrão de qualidade;
X. Valorização de experiência extra-escolar;

XI. Vinculação entre educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

3.2 Temas Transversais, Interdisciplinaridade e Contextualização com o Regimento
                A Escola de Ensino Infantil e Fundamental  Maria Lucena Mascarenhas busca trabalhar os temas transversais nas diversas áreas do conhecimento, uma vez que se trata de temas complexos que não são trabalhados isoladamente, por isso, de forma implícita ou explicitamente, estamos trabalhando, dentre outros aspectos, como:
*Ética;
*Meio ambiente;
*Pluralidade cultural;
*Saúde;
*Orientação sexual.
            De acordo com as necessidades que por ventura surjam no cotidiano escolar, temos procurado envolver as questões sociais por meio de suas concepções e dos valores que a veiculam.
            Em relação à interdisciplinaridade, faz-se necessário oferecer instrumentos ao professor para que melhor articule teoria e prática, manifestando a capacidade de trabalhar a interdisciplinaridade dos conteúdos exigidos em vista a permanência e o sucesso dos alunos na escola. Sobre esse aspecto, vale salientar o que diz Fazenda (1979): “No projeto interdisciplinar não se ensina, nem se aprende: vive-se, exerce-se. A responsabilidade individual é marca do projeto interdisciplinar, mas essa responsabilidade está imbuída do envolvimento [...] `. Nesse sentido, seus conceitos em conjunto com os já existentes e patenteados saberes fundem-se para a livre troca e construção da cidadania.                                                       

                    
 3.3. Objetivo Geral
            Oferecer condições para que o aluno venha a ter um bom desempenho nas atividades escolares, visando favorecer na formação de senso crítico para que o mesmo passe a participar com freqüência das modalidades escolares e extra-escolares, contribuindo com o crescimento da escola e, consequentemente da comunidade, preparando o educando para que se torne sujeito de sua própria história e tenha consciência de seus direitos e deveres enquanto cidadão.

3.3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE CADA DISCIPLINA

EDUCAÇÃO   INFANTIL ( INFANTIL II, III, IV e V)
LINGUAGEM
*Conhecer e respeitar a diversidade da linguagem oral.

MATEMÁTICA
*Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
CIÊNCIAS NATURAIS
*Reconhecer a importância da natureza para a partir daí respeitá-la.
CIÊNCIAS SOCIAIS
*Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicos, políticos e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre si.
ARTE E EDUCAÇÃO
*Expressar e saber comunicar-se em artes, mantendo uma atitude de busca pessoal e/  ou coletivo, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produções artísticas.

ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 5º ANOS)
PORTUGUÊS
*Conhecer e analisar criticamente os uso da língua como veículo de valores e preconceitos de classe, gênero e etnia.
*Usar conhecimento adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica.
MATEMÁTICA
*Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esse temas e conhecimentos de outras áreas curriculares.
*Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto-estima e a perseverança na busca de soluções.
HISTÓRIA
*Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço.
*Utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos, de conteúdos históricos, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos e sonoros.

GEOGRAFIA
*Compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações.
*Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições.

CIÊNCIAS
*Saber utilizar conceitos científicos básicos, associados à energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida.
*Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.
EDUCAÇÃO FÍSICA
*Reconhecer condições de trabalho que comprometam o processo de crescimento e desenvolvimento, não as aceitando para si nem para os outros, reivindicando condições de vida digna.
*Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência.
ARTES – MÚSICA
*Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (artes visuais,dança, música, teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais.
*Expressar e saber comunicar-se em artes, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ ou coletiva,articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produções artística.

3.4. Quadro de metas e estratégias


            No quadro demonstrativo apresentado a seguir, abordaremos, de forma clara e objetiva, quais são as metas e estratégias adotadas pela  Escola de Ensino Infantil e Fundamental  Maria Lucena Mascarenhas.

METAS
ESTRATÉGIAS
*Avaliar o processo de ensino-aprendizagem em 100%.
-Programar projetos que irão elevar o nível acadêmico dos alunos, adquirindo materiais didáticos pedagógicos.
*Aumentar para 98% a taxa de aprovação e reduzir para 2% a taxa de abandono dos alunos.
-Planejamento de aulas para os alunos do 1° ao 5° anos, com necessidades de reforço escolar para melhoria do ensino-aprendizagem dos alunos.
*Aprimorar em 100% o processo de aprendizagem dos alunos, concentrando reforço nas disciplinas críticas e dinamizando as práticas pedagógicas.
-Elaboração e execução de projetos nas áreas de conhecimento.
*Envolver 100% da comunidade local, na gestão democrática da escola, desenvolvendo e mantendo estratégias inovadoras e críticas.
-Convidar a comunidade local para participar de palestras, que desenvolvam temas. Como: dedicação aos seus filhos, ética, solidariedade e de direitos e deveres educacionais.
*Fazer com que aumente o índice da qualidade dos serviços da limpeza da escola de 90% para 100%.
-Verificar semanalmente a organização e limpeza dos espaços físicos da escola.


3.5. Os Sistemas de Avaliação da Aprendizagem

            A avaliação escolar é um importante meio de ajudar não só no desenvolvimento do aluno, mas, também no trabalho do professor. A mesma deve se dar de forma processual e contínua, onde caberá ao professor, durante todo o ano letivo, ele possa apresentar um diagnóstico que conste o nível de aprendizagem do aluno. Para Nóvoa (2002, p.9): “A avaliação educativa tem sentido e é plenamente justificada quando está a serviço de quem aprende e assegura sempre e em todos os casos a correta aprendizagem mediante as devidas correções e as indicações pertinentes”.
                Nesse sentido, a avaliação deve ser acompanhada e orientada no sentido de relevar os progressos e as falhas alcançadas pelo professor e pelo aluno, pois, o fracasso de alguns dos elementos do processo prejudicará a relação ensino-aprendizagem. Para que a avaliação ocorra de forma satisfatória, é essencial trabalharmos o aluno com suas necessidades.
Um dos instrumentos importantes da avaliação é a observação, registro/relatório, uma vez que esta não mais se limita apenas a pontos e notas, ela exige muito mais.

3.8. Acompanhamento ao Recreio

A Escola de Ensino Infantil e Fundamental  Maria Lucena Mascarenhas desenvolve no horário de recreação, o qual corresponde a 20 minutos ( das 9:10h às 9:30h ), um acompanhamento por parte dos funcionários e professores, no qual é realizado o monitoramento das atividades das crianças no recreio. Vale salientar que os alunos dispõem de recursos didáticos variados, tais como: jogos, brinquedos educativos e atividades lúdicas adequadas à idade e ao grau de desenvolvimento de cada um.

3.9. Estratégia e cronograma de Avaliação do Projeto

           As estratégias apresentadas pela referida escola consiste em melhorar o desempenho escolar dos alunos, capacitando os profissionais especificamente nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa, criando uma sala de multimeios, bem como um laboratório de informática.
            A escola é a principal responsável na formação intelectual e social do indivíduo. Nela deve haver maior integração e valorização dos alunos como cidadão que lutam conscientes por um espaço digno na sociedade. Então é papel da escola reconhecer seus deveres e oportunizar ao educando um trabalho planejado e de qualidade. A idéia de qualidade passa pela construção de um espaço público, de reconhecimento de diferenças dos direitos iguais, de inovação dos conteúdos críticos e da consciência críticas dos profissionais, passando ainda pela resistência a uma concepção mercantilizada e burocratizada do conhecimento, pelo alargamento da função social e cultural da escola, na intervenção das estruturas excludentes do seletivo sistema escolar.
            No que se refere ao cronograma da avaliação deste Projeto Político Pedagógico ( PPP ), será realizado de forma contínua, sistemática e processual, envolvendo todos os segmentos deste estabelecimento de ensino, com a participação direta dos pais, núcleo gestor, professores, alunos e funcionários.

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